A NR-12 é uma norma regulamentadora que define critérios mínimos para garantir a segurança dos profissionais que operam máquinas e equipamentos industriais. Afinal, a adequação desses elementos à regulamentação é essencial para garantir a conformidade da sua empresa e prevenir problemas legais e acidentes de trabalho.
Conteúdos
BLOG EDGE AUTOMAÇÃO
Desde 2022, entrou em vigor a RN 507 com novas regras sobre a certificação de boas práticas em gestão organizacional e em saúde. Um reforço muito importante e válido no processo de aprendizagem é a participação em comunidades. As vagas de trabalho costumam ser bem remuneradas, e a demanda é crescente. Até 2025, a procura no Brasil será por cerca...
Cursos direcionados a Indústria 4.0
Se seu interesse é essa área, saiba que tem muitos cursos oferecidos no mercado. Estes a seguir, são algumas opções oferecidas pelo Sistema Indústria (Sesi, Senai, IEL). Pesquise! Se atualize e trabalhe nesta área em grande expansão!
A Indústria 4.0 no Brasil
Quais os desafios da Indústria 4.0 no Brasil?
Indústria 4.0: o que é?
A Indústria 4.0 é um conceito que representa a automação industrial e a integração de diferentes tecnologias como inteligência artificial, robótica, internet das coisas e computação em nuvem com o objetivo de promover a digitalização das atividades industriais melhorando os processos e aumentando a produtividade.
Sistema automatizado, o que é?
A automação industrial de um sistema é um procedimento mediante o qual as tarefas de produção que são realizadas por operadores humanos são transferidas a um conjunto de elementos tecnológicos levando-se em consideração possíveis eventualidades que possam ocorrer mantendo sempre a segurança e a qualidade.
Objetivos da Automação Industrial
O objetivo principal da automação industrial é criar mecanismos que sejam capazes de produzir o melhor produto com o menor custo. Alguns objetivos que devem ser buscados nos projetos de automação industrial são:
Elementos de saída da informação
Os elementos de saída da informação na automação industrial são responsáveis pela comunicação do sistema de controle com o operador. Em sua grande maioria são elementos visuais como sinalizadores e telas de IHMs e assim como os de entrada, também podem ser classificados nas categorias binárias e alfanuméricas. Seguem alguns exemplos:
Elementos de Entrada de Ordens
Na automação industrial, os elementos de entrada de ordem permitem que o operador ordene um comando ao sistema e podem ser classificados em 2 categorias:
Tecnologias Programadas
O avanço dos microprocessadores nos últimos anos favoreceu fortemente a generalização das tecnologias programadas e a ampliação da automação e máquinas automatizadas. Os equipamentos atuais utilizados para este fim são: