Conteúdos


BLOG EDGE AUTOMAÇÃO


A automação industrial de um sistema é um procedimento mediante o qual as tarefas de produção que são realizadas por operadores humanos são transferidas a um conjunto de elementos tecnológicos levando-se em consideração possíveis eventualidades que possam ocorrer mantendo sempre a segurança e a qualidade.

O objetivo principal da automação industrial é criar mecanismos que sejam capazes de produzir o melhor produto com o menor custo. Alguns objetivos que devem ser buscados nos projetos de automação industrial são:

Os elementos de saída da informação na automação industrial são responsáveis pela comunicação do sistema de controle com o operador. Em sua grande maioria são elementos visuais como sinalizadores e telas de IHMs e assim como os de entrada, também podem ser classificados nas categorias binárias e alfanuméricas. Seguem alguns exemplos:

Na automação industrial, os elementos de entrada de ordem permitem que o operador ordene um comando ao sistema e podem ser classificados em 2 categorias:

O avanço dos microprocessadores nos últimos anos favoreceu fortemente a generalização das tecnologias programadas e a ampliação da automação e máquinas automatizadas. Os equipamentos atuais utilizados para este fim são:

Retrofitting é um processo de reforma de máquinas, gerando uma completa modernização do equipamento. No retrofitting, as peças são trocadas pelos modelos mais atuais, as estruturas são reforçadas e todos os elementos eletrônicos podem ser atualizados para corresponder aos sistemas mais modernos, apoiando-se ainda nas atividades de inspeção técnica....

A manutenção industrial previne custos com danos e quebras. É um dos grandes pilares da eficiência produtiva. Os equipamentos precisam ter todos os componentes funcionando em sua máxima capacidade para que os resultados da empresa sejam sempre elevados.